13/03/2013 - 15:46

Dois chineses no ringue: Chery Celer e JAC J3

Matheus Ledic
CompareCar
Divulgação

A máxima “os chineses irão dominar o mundo” parece ser realmente verdadeira. E é claro que eles não deixariam de dominar a indústria automotiva, uma das que mais movimenta dinheiro no mundo. No Brasil, já podemos ver claramente a força das montadoras que vem de lá, e que não param de chegar. A Chery, por exemplo, chegou ao Brasil bastante tímida, mas logo vem mostrando o seu desejo de ganhar cada vez mais espaço. Prova disso é a chegada do modelo que, até agora, é a sua maior aposta por aqui: o Celer, que será produzido nacionalmente. Disponível nas carrocerias hatch e sedan, o compacto já chegou com uma forte e polêmica publicidade. É, os chineses não estão para brincadeira...

Resolvemos, então, realizar um comparativo especial entre dois compactos chineses. De um lado, justamente o recém-apresentado Chery Celer hatch; do outro, o JAC J3.

Para começar, preço: o Celer chega, em primeiro momento, por R$35.990, valor que pode ser modificado dentro de algumas semanas. O J3, na versão de entrada, custa um pouco menos: R$34.990.

Como sabemos, a principal estratégia dos chineses é o famoso “mais por menos”. Ou seja, conteúdo de série é fundamental. E, de fato, os dois rivais possuem isso. O Celer já vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, trio-elétrico, airbag duplo, freios ABS, sistema de som, aros de roda em liga leve e pintura metálica. Já o J3 vem como tudo isso, exceto a pintura metálica. Mas em compensação, ele oferece faróis de neblina de série. Nessa disputa, não há vencedores – os dois chineses estão no mesmo (alto) nível.

Sob o capô do estreante Celer está o bloco 1.5 ACTECO Flex, que desenvolve 108 cavalos tanto com gasolina quanto com etanol. Já o J3 desenvolve a mesma potência através do motor 1.4, porém este bloco só bebe gasolina. Ponto pra Chery.

A transmissão é manual de cinco velocidades e a tração é dianteira em ambos.

O Celer se encaixa na categoria dos compactos, mas sua medida é consideravelmente maior que os demais da categoria. Em comprimento ele mede 4,14 metros, 18 centímetros a mais que o rival da JAC, que por sua vez mede 3,96m. O entre-eixos também é bem distinto (2,52m do Celer e 2,40m do J3).

Clique abaixo e confira o comparativo detalhado entre estes dois chineses!

Chery Celer vs JAC J3

Comentários
FACEBOOK